Uma boa fotografia pode transformar o seu negócio, mas se a grana tá curta, saiba como dar aquele jeitinho usando seu celular.
Em tempos de aplicativos de imagens como o Instagram e o
Pinterest, divulgar seus produtos e serviços com imagens de boa qualidade é
regra. Mas se faltam recursos financeiros para contratar uma equipe de
fotografia e você precisa começar do zero, é possível fotografar seus produtos com seu
celular e conquistar seus clientes com boas fotos.
Quem já leu o livro GirlBoss ou assistiu a série, viu o
quanto a fotografia ajudou Sophia Amoruso a diferenciar seu brechó online de
outros milhares. Apenas com uma câmera digital comum, mas com muito senso
estético e um bom olhar de moda, a empreendedora conseguiu levar seu negócio a
casa dos milhões e hoje roda o mundo explicando para outras mulheres
empreendedoras a fórmula do seu sucesso.
Mas como buscar meu diferencial com poucos recursos? A
resposta é usar tudo que o seu celular tem a oferecer, investir em um bom
editor de imagens e é claro, ter um senso estético apurado para encontrar os
melhores ângulos e composições.
Quando o assunto são os recursos que o celular nos permite,
fique atenta:
- PARA FOTOGRAFAR COM O CELULAR
Foto feita com Iphone6s, luz natural, editada no Iphone e com ramo de folha artificial de 3 reais |
- Luz natural é o segredo de tudo. Esqueça os flashs da câmera, a melhor luz para valorizar as fotos feitas com o celular é utilizando a luz natural. Invista em fotos perto de janelas, mas cuidado! Evite uma exposição muito direta ou frontal e que “estoure” as cores da sua fotografia;
- Fique atenta ao
foco. Grande parte dos celulares oferece o foco quando você clica na tela
do aparelho, alguns, como o Iphone, permite que você trave o foco, para caso
você trema ou mude um pouquinho o celular de lugar. Isso vai ajudar a garantir
uma foto nítida e de qualidade;
- Não use zoom. O
zoom prejudica DEMAIS a qualidade da sua fotografia. O ideal é que você
fotografe no plano aberto e depois, caso a foto esteja em alta qualidade, você
conseguirá recortá-la;
- Utilize composições
com outros objetos e cores utilizando cartolinas, tecidos, e elementos que
façam sentido para o seu produto. Por exemplo: Se você está lançando sua
coleção de alto verão com tema náutico, invista em cordas, elementos de palha e
areia como plano de fundo;
- Para fotos em pessoas, procure usar planos mais fechados
para destacar produtos pequenos como acessórios e detalhes de maquiagem e
sempre na linha do foco ou em um ângulo de 45 graus (de cima para baixo). Já
para looks completos, tire sempre de
ângulos que alonguem a silhueta, como debaixo para cima.
- PARA EDITAR COM O CELULAR
- Existem vários editores para celulares, tanto para Android
quanto para Iphone, alguns deles são o SnapSeed,
AirBrush e o PicsArt (mais simples) e Photoshop e Lightroom (mais
profissionais);
- Para fotos em pessoas, se necessário, disfarce os poros e imperfeições. Os aplicativos citados acima são
grandes aliados nessa hora;
- Evite sempre usar
os filtros do Instagram. Invista em valorizar as cores do seu produto com
brilho, contraste e saturação. Os filtros do Instagram na maioria das vezes vão
alterar a cor real do seu produto e não dão um ar profissional para o seu
perfil.
Agora é reservar um tempo especial na sua agenda, pesquisar
algumas referências no Pinterest e criar a identidade da sua marca através das
fotos!
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internet.
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