-->

Theme Layout

Boxed or Wide or Framed

Theme Translation

Display Featured Slider

Featured Slider Styles

Display Trending Posts

Display Instagram Footer

Dark or Light Style

Meu TCC sobre cinema e moda em realidade virtual




Eu estava aqui organizando minhas pesquisas para o TCC e me dei conta de que eu ainda não contei nadinha pra vocês sobre o bonito que vem tirando meu sono há alguns meses. Pra quem não sabe, eu curso Design de Moda, mas estou longe de querer ser estilista. Dei muita sorte quando minha coordenadora resolveu deixar o tema do nosso trabalho de conclusão livre, era minha chance de unir todas as coisas que eu amo e fazer desse um ano de tormento, um ano de muito aprendizado sobre algo que eu realmente gostava.

"Letícia, quais são as coisas que você realmente gosta?"

Tirando comida e cafuné, do que eu realmente gosto é história da moda e cinema. Mas aí ficou a dúvida: Como vou unir essas duas coisas e produzir algo novo que faça esse TCC valer a pena?

A resposta veio depois de muita pesquisa: uma viagem no tempo usando realidade virtual!



Pra quem ainda tá por fora, realidade virtual é uma tecnologia que já existe há algumas décadas e era muito usada pelo exército e para treinamentos de voo, mas só vem se popularizando agora graças a tecnologia que existe dentro dos nossos celulares e que possibilitou que todos os aparatos caríssimos necessários pra fazer a coisa funcionar habitasse nosso bolso.

"Tá, ok, mas que diabos é realidade virtual?"

De um jeito bem simples, realidade virtual é uma tecnologia que te transporta virtualmente para outra realidade. Para isso, é utilizado um óculos que te deixa imerso em outro ambiente e que combinado com um belo sistema de áudio é capaz de enganar seu cérebro e fazê-lo acreditar que você realmente está "dentro" da câmera. Resumindo: é um negócio legal pra caramba!

Daí eu quis colocar minhas décadas favoritas nessa história, criar um vídeo em que as pessoas possam ver como a maneira que a gente se veste mudou com o tempo. Mas vocês já pararam pra pensar na quantidade de estilos, lugares, anos diferentes que existem em uma mesma década pra fazer esse tipo de escolha? Não é tão simples, você tem que filtrar e tem que filtrar muito!

Então eu resolvi fazer sobre figurinos de cinema, era perfeito, eu ia passar boa parte do meu tcc vendo filmes. Mas vocês já pararam pra pensar na quantidade de filmes lançados em uma mesma década que tem figurinos de cair o queixo? Eu tinha que filtrar mais!



Pensei nos vencedores do Oscar de melhor figurino, mas a grande maioria eram figurinos de época. Eu não conseguiria transmitir como as mulheres da década de 60 se vestiam se pegasse, por exemplo, o vencedor de 63, que foi “Cleópatra”, né?

A resposta estava em um livro chamado “101 filmes para quem ama moda” da Alexandra Farah, que tem em seu primeiro capitulo filmes com figurinos assinados por estilistas famosos. Com algumas alterações aqui e muitos torrents ali, minha lista estava pronta.

1920’s - O primeiro escolhido foi “A caixa de Pandora” com figurino de Jean Patou, mas como depois escolhi focar nos looks “casuais”, troquei para “It” com a Clara Bow e que teve figurino assinado pelo figurinista e estilista Travis Banton.

1930’s - “A Regra do jogo” com figurino de ninguém mais, ninguém menos que Coco Chanel foi o escolhido para representar a década.

1940’s - Aqui a escolha foi difícil, os filmes simplesmente não encaixavam, até que encontrei “As damas do bois de boulogne” com figurino da Elsa Schiaparelli. 

1950’s - Eram tantas opções que foi difícil decidir, mas “Sabrina” com Audrey Hepburn foi o filme escolhido. Foi o primeiro filme da longa parceria entre a atriz e o estilista Hubert Givenchy. O visual de Audrey pode não ser o que identificamos logo de cara como o da década, mas sem dúvidas ela marcou a história da moda.

1960’s - “A Bela da Tarde” é um filme polêmico e estrelado pela belíssima Catherine Deneuve. Os looks são marcantes da década e assinados por Saint Laurent. 

A era de ouro do cinema acabava aqui, mas eu não poderia deixar 1970 de lado, ainda mais tendo Ralph Lauren em “Annie Hall” com a Diane Keaton. Respirei fundo e adicionei o filme na lista. 

Agora que vocês já sabem toda a história por trás das escolhas para o TCC, a novidade é que vou compartilhar aqui minhas principais pesquisas, descobertas, resenhas dos filmes, brechós garimpados e é claro, o resultado.

Vocês vão conhecer todo o processo antes de conferir  o vídeo que disponibilizarei online pra quem quiser assistir! 

Me desejem sorte :)


You Might Also Like

Nenhum comentário

Postar um comentário

[name=Letícia Loureiro] [img=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkEi3TE96NReHtJxOgotPhtveUm6s9i_ICmg_y3LAw4HRwXm4JfEq-tUNiPpaYMq1hiICbaGsi0j_4h5LhJp9MqbhIShQTde0JAYfqCaNwVt9oAl2QliA_ZAgvZm-v8zvQ78WybmU_MTDF/s200/IMG_3849.JPG] [description=Vespa Lover, se apaixonou pela scooter e pelo universo vintage no instante em que assistiu "Roman Holiday". Desde então, escreve sobre tudo que faz seus olhos brilharem. Desde 2012 convida a todos para uma viagem no tempo "Na Garupa da Vespa" :) ] (facebook=https://www.facebook.com/nagarupadavespa) (instagram=https://www.instagram.com/nagarupadavespa) (pinterest=https://www.pinterest.com/nagarupadavespa)