Sinopse:
1887, cidade de Agra, na Índia. Dois jovens locais são escolhidos para viajar até Londres de forma a presentear a rainha Victoria (Judi Dench) com uma valiosa moeda local. Ao chegar, tanto Abdul (Ali Fazal) quanto Mohammed (Adeel Akhtar) estranham bastante os costumes da realeza britânica, sempre a postos para mimar a rainha. Ao entregar a moeda, Abdul quebra o protocolo e encara a monarca. Tamanha ousadia chama a atenção da rainha Victoria, que através de várias conversas não só passa a conhecê-lo melhor como também o transforma em seu conselheiro. Esta decisão não agrada nem um pouco a corte inglesa, que não entende como um humilde indiano pode ser detentor de tal honraria.
Opinião:
Instrutivo, cultural e delicado. Um filme sobre uma relação de lealdade e bondade, ao mesmo tempo em que demonstra toda a podridão dos bastidores da monarquia do período Vitoriano. É bem interessante a forma como somos guiados a conhecer a cultura indiana e as diferenças para o modo de vida ocidental.
É só uma pena que o roteiro tenha apenas focado na história dos dois protagonistas e tenha esquecido o contexto completo, com um pouco mais de trabalho o filme poderia ter alçado voos maiores. Nada que estrague a diversão e o grande aprendizado que esse trabalho dispõe.
PS: O filme concorreu ao Oscar de melhor figurino, até por conta da riqueza do período retratado (Era Vitoriana).
Indicação:
Melhor figurino
Trailer:
Nenhum comentário
Postar um comentário