-->

Theme Layout

Boxed or Wide or Framed

Theme Translation

Display Featured Slider

Featured Slider Styles

Display Trending Posts

Display Instagram Footer

Dark or Light Style

Como economizar para realizar seus sonhos




Eu sempre fui gastona: roupas e lanches sempre me desviaram do caminho da economia com uma facilidade ímpar. Na virada do ano decidimos começar a economizar para fazer uma viagem. Foi aí que a coisa ficou séria e eu percebi que se não fechasse a carteira, meus sonhos nunca se realizariam.

Uma série de mudanças de comportamento ajudaram a mudar a maneira como controlo meu dinheiro. Por isso, resolvi compartilhar hoje alguns conselhos que recebi e algumas regras que segui para juntar dinheiro sem sofrimento e com responsabilidade.

Primeiro que você precisa saber é quanto custa o seu sonho e quanto tempo você precisa levar para conquista-lo. Por exemplo:

Uma viagem de 15 dias para outro país - Prazo: 2 anos



Aqui vai depender muito de para onde você vai, qual é a moeda utilizada por lá e qual o nível de conforto que você espera ter. Vamos supor que você vá fazer um mochilão para Europa e não liga muito para hotéis e comidas caras. Você vai gastar, em média, de 7 a 10 mil reais com passagens, hospedagens em hostels. É um valor bem salgado para desembolsar assim do nada, mas com planejamento e tempo é um sonho possível.

Como juntar 10 mil reais em 2 anos

O blog Morando Sozinha montou um Desafio das 52 semanas em que a cada semana você deposita uma quantia e vai somando. No fim de um ano, você consegue juntar 6.890 reais. Meu único problema com esse método é que você começa juntando 5 reais e de repente tem que depositar mais de 100 reais a cada semana. Uma quantia que sinceramente, eu não tinha.

Como eu mudei o desafio das 52 semanas

Confesso que mudei o desafio para adequar a minha realidade. Comecei parando de comprar besteiras na rua e guardando o dinheiro. Essa quantia extra era depositada no cofre e debitada dos montantes mais altos. Por exemplo: Se na semana 1 eu devo depositar 5 reais, mas eu tenho 20, eu depositava os 20 reais e tirava os 15 restantes de outra semana. Assim quando chegava na semana 20 ou 30, em que o valor era mais alto, ele já havia sido abatido láááá na semana 1. 

Outro fator que me ajudou foi que em datas em que costumamos receber presentes, eu pedia para as pessoas mais próximas me presentearem com o valor que elas gastariam em um presente. Já que eu não precisava de mais roupas e sapatos, a quantia ia direto para o desafio e abatia mais alguns montantes altos.

Se você for do tipo que tem mania de tirar do cofre para comprar pizza, experimente de tempos em tempos converter o real na moeda que você vai usar na viagem.

Comprar uma Vespa - Prazo: 3 anos



Nosso segundo grande sonho é comprar uma Vespa para chamar de nossa. Depois que a Vespa chegou no Brasil, aguçou nossa vontade de fazer o nome desse blog ganhar ainda mais sentido. O valor da Vespa Classic é em torno de 19mil reais. Quase o dobro do valor da viagem. Mas a diferença da viagem para a Vespa é que a Vespa oferece planos de parcelamento mais longos. Então aqui você precisaria:

Vamos supor que a entrada da Vespa seja de 3mil reais + 36x 444,00. Nesse caso o desafio das 52 semanas vai precisar ser planejado para os 3mil reais e nos 36 meses restantes você precisará economizar cerca de 110 reais por semana. É um pouco mais de 15 reais por dia.

Pensando assim, você consegue direcionar seus gastos supérfluos para algo que vai realmente modificar sua vida e realizar seus sonhos. É claro que cada sonho acaba tendo um valor diferente e cada realidade de vida e econômica precisa ser levada em conta. Nosso objetivo aqui é mostrar que talvez estejamos depositando, literalmente, nosso dinheiro e energia nos lugares errados e deixando de acreditar que nossos sonhos são possíveis. 

You Might Also Like

Nenhum comentário

Postar um comentário

[name=Letícia Loureiro] [img=https://2.bp.blogspot.com/-0T8qh-y062w/Wk0PzbUSkPI/AAAAAAAAB4o/CG5A_Xt2h1YRP-YvTtsXkSMbqvgMOF6AQCEwYBhgL/s200/IMG_3849.JPG] [description=Vespa Lover, se apaixonou pela scooter e pelo universo vintage no instante em que assistiu "Roman Holiday". Desde então, escreve sobre tudo que faz seus olhos brilharem. Desde 2012 convida a todos para uma viagem no tempo "Na Garupa da Vespa" :) ] (facebook=https://www.facebook.com/nagarupadavespa) (instagram=https://www.instagram.com/nagarupadavespa) (pinterest=https://www.pinterest.com/nagarupadavespa)