Fotos por Celso Bove |
Estamos chegando ao fim dos posts de Paranapiacaba, quem viu o post do ensaio percebeu que praticamente não falei desse cantinho liendo, mas foi proposital! Vem saber mais sobre esse vilarejo vintage em São Paulo.
Fotos por Celso Bove |
A Vila de Paranapiacaba surgiu junto com a construção da primeira ferrovia do estado, são os trilhos e trens antigos que chamam atenção de tanta gente até lá. Outro “charme” do lugar são as construções históricas, o vilarejo com estética inglesa, construída por operários da companhia britânica responsável pela construção e manutenção da estrada ferroviária, parece ter sido congelado no tempo e a sensação que temos ao chegar é de que embarcamos em outra época.
Fotos por Celso Bove |
Repleto de verde, o lugar fica ainda mais mágico quando a tarde começa a chegar e a neblina toma conta de tudo, entre as atividades estão tanto as culturais e históricas quanto as trilhas cheias de aventura.
Fotos por Celso Bove |
O que você não pode deixar de ver por lá:
Museu Ferroviário
Fotos por Celso Bove |
Muitas das nossas fotos foram feitas lá, o lugar é simplesmente incrível, os trilhos inativos, vagões bem antigos (e abandonados) do lado de fora, vagões históricos e instrumentos de trabalho dentro do galpão, uma verdadeira aula de história.
Ah! Dentro do galpão com os vagões históricos a gente encontra o fim de um antigo poço, é muito lindo.
Antigo Mercado
Fotos por Celso Bove |
No Antigo Mercado rolam exposições e eventos, quando chegamos por lá estava acontecendo um encontro Steampunk, com venda de objetos e pessoas andando vestidas por toooodo vilarejo.
O Museu Castelo
Fotos por Celso Bove |
Infelizmente quando chegamos por lá o lugar tinha acabado de receber a última turma de visitação, por isso é legal chegar antes das 16hrs. A vista é simplesmente incrível, dela se pode observar grande parte do vilarejo e não é por acaso: o Castelinho pertencia ao engenheiro chefe da ferrovia e de lá ele poderia observar toda movimentação dos operários. Dentro do museu existem móveis, documentos, fotos e outros objetos.
Clube União Lyra Serrano
Como decidimos ir para a vila meio em cima da hora, não conseguimos pesquisar tudo o que queríamos a respeito, por isso esse clube acabou passando batido no dia. O lugar foi construído em 1903 e era palco de apresentações como peças de teatro, exibição de filmes, bailes e óperas. Hoje dá lugar a eventos culturais como o famoso Festival de Inverno.
Como chegar lá?
Fotos por Celso Bove |
- O trem expresso turistico faz todo o percurso tendo como ponto de partida a estação da Luz, mas existem horários e dias especiais.
- Partindo da linha 10 Turquesa da CPTM até a estação Rio Grande da Serra, de onde sai o ônibus 424 (Viação Ribeirão Pires) com destino a Paranapiacaba.
- De carro é bacana usar o waze, o caminho é via Anchieta e se seguir direitinho o gps não tem erro!
Mais dicas
- Leve dinheiro trocado, algumas atrações como o Museu Ferroviário custam 5 reais para entrar, além do passeio de maria fumaça que é cobrado a parte.
- Os lugares são relativamente próximos e todo passeio pode ser feito tranquilamente andando.
- Pesquise lugares legais para comer antes, nós não pesquisamos e ficamos um pouco perdidos procurando restaurantes.
- Se for de carro, evite voltar muito tarde, a neblina é bem forte e a estrada até a vila é de terra.
Bom, é isso gente. Espero ajudar quem tá doido pra ir e se você já foi, conta pra mim o que achou!
Eu quero muito conhecer,e fazer um ensaio bem bacana por lá.
ResponderExcluirPost lindo e as fotos etão ótimas.
Beijos
cherrycriis.blogspot.com
Obrigada Cris, vá e depois me conte o que achou :)
ExcluirBeijos
Eu morro de vontade de ir em Paranapiacaba! Já passou da hora, kkkk
ResponderExcluirBeijos, Pri
vintage.blogspot.com
hahaha você vai adorar Pri! Daí ce me conta o que achou.
ExcluirBeijos <3
Muito lindo esse lugar, é ótimo também para se fotografava. O galpão é incrível, olhando essas fotos remete muito ao século passado.
ResponderExcluirBeijos,
www.dosedeilusao.com
Oi Fran, o lugar é lindo mesmo, a maioria das construções são do século XIX e ínicio do século XX mesmo, por isso essa sensação :)
ExcluirBeijos
Toponímia - As características do lugar dão nome ao lugar. Na língua indígena - Paranapiacaba significa "lugar de onde se vê o mar". A mesma coisa aconteceu com a...Estrada do M Boi Mirin que não tem nada a ver com o gado vacum. A mesma coisa com o Largo do Caneu que significa "águas revoltas" devido o encontro das marés vindas pelos dois canais que formam a Ilha de São Vicente onde estão localizadas partes das cidades de Santos e São Vicente insulares. O Largo do Caneu fica no Estuário de Santos, outrora chamado de Enguaguassú, na entrada do canal de navegação da Siderúrgica Cosipa e da Ultrafértil.
ResponderExcluir