-->

Theme Layout

Boxed or Wide or Framed

Theme Translation

Display Featured Slider

Featured Slider Styles

Display Trending Posts

Display Instagram Footer

Dark or Light Style

Paranapiacaba: um vilarejo vintage em São Paulo


Fotos por Celso Bove

Estamos chegando ao fim dos posts de Paranapiacaba, quem viu o post do ensaio percebeu que praticamente não falei desse cantinho liendo, mas foi proposital! Vem saber mais sobre esse vilarejo vintage em São Paulo. 

Fotos por Celso Bove


A Vila de Paranapiacaba surgiu junto com a construção da primeira ferrovia do estado, são os trilhos e trens antigos que chamam atenção de tanta gente até lá. Outro “charme” do lugar são as construções históricas, o vilarejo com estética inglesa, construída por operários da companhia britânica responsável pela construção e manutenção da estrada ferroviária, parece ter sido congelado no tempo e a sensação que temos ao chegar é de que embarcamos em outra época. 

Fotos por Celso Bove

Repleto de verde, o lugar fica ainda mais mágico quando a tarde começa a chegar e a neblina toma conta de tudo, entre as atividades estão tanto as culturais e históricas quanto as trilhas cheias de aventura.

Fotos por Celso Bove


O que você não pode deixar de ver por lá:



Museu Ferroviário  

Fotos por Celso Bove

Muitas das nossas fotos foram feitas lá, o lugar é simplesmente incrível, os trilhos inativos, vagões bem antigos (e abandonados) do lado de fora, vagões históricos e instrumentos de trabalho dentro do galpão, uma verdadeira aula de história. 

Ah! Dentro do galpão com os vagões históricos a gente encontra o fim de um antigo poço, é muito lindo.

Antigo Mercado

Fotos por Celso Bove

No Antigo Mercado rolam exposições e eventos, quando chegamos por lá estava acontecendo um encontro Steampunk, com venda de objetos e pessoas andando vestidas por toooodo vilarejo. 


O Museu Castelo

Fotos por Celso Bove

Infelizmente quando chegamos por lá o lugar tinha acabado de receber a última turma de visitação, por isso é legal chegar antes das 16hrs. A vista é simplesmente incrível, dela se pode observar grande parte do vilarejo e  não é por acaso: o Castelinho pertencia ao engenheiro chefe da ferrovia e de lá ele poderia observar toda movimentação dos operários. Dentro do museu existem móveis, documentos, fotos e outros objetos.


Clube União Lyra Serrano 

Como decidimos ir para a vila meio em cima da hora, não conseguimos pesquisar tudo o que queríamos a respeito, por isso esse clube acabou passando batido no dia. O lugar foi construído em 1903 e era palco de apresentações como peças de teatro, exibição de filmes, bailes e óperas. Hoje dá lugar a eventos culturais como o famoso Festival de Inverno.

Como chegar lá?

Fotos por Celso Bove

- O trem expresso turistico faz todo o percurso tendo como ponto de partida a estação da Luz, mas existem horários e dias especiais.

- Partindo da linha 10 Turquesa da CPTM até a estação Rio Grande da Serra, de onde sai o ônibus 424 (Viação Ribeirão Pires) com destino a Paranapiacaba.

- De carro é bacana usar o waze, o caminho é via Anchieta e se seguir direitinho o gps não tem erro!

Mais dicas

- Leve dinheiro trocado, algumas atrações como o Museu Ferroviário custam 5 reais para entrar, além do passeio de maria fumaça que é cobrado a parte.

- Os lugares são relativamente próximos e todo passeio pode ser feito tranquilamente andando.

- Pesquise lugares legais para comer antes, nós não pesquisamos e ficamos um pouco perdidos procurando restaurantes.

- Se for de carro, evite voltar muito tarde, a neblina é bem forte e a estrada até a vila é de terra.

Bom, é isso gente. Espero ajudar quem tá doido pra ir e se você já foi, conta pra mim o que achou!

You Might Also Like

7 comentários:

  1. Eu quero muito conhecer,e fazer um ensaio bem bacana por lá.
    Post lindo e as fotos etão ótimas.
    Beijos
    cherrycriis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu morro de vontade de ir em Paranapiacaba! Já passou da hora, kkkk

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha você vai adorar Pri! Daí ce me conta o que achou.
      Beijos <3

      Excluir
  3. Muito lindo esse lugar, é ótimo também para se fotografava. O galpão é incrível, olhando essas fotos remete muito ao século passado.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, o lugar é lindo mesmo, a maioria das construções são do século XIX e ínicio do século XX mesmo, por isso essa sensação :)
      Beijos

      Excluir
  4. Toponímia - As características do lugar dão nome ao lugar. Na língua indígena - Paranapiacaba significa "lugar de onde se vê o mar". A mesma coisa aconteceu com a...Estrada do M Boi Mirin que não tem nada a ver com o gado vacum. A mesma coisa com o Largo do Caneu que significa "águas revoltas" devido o encontro das marés vindas pelos dois canais que formam a Ilha de São Vicente onde estão localizadas partes das cidades de Santos e São Vicente insulares. O Largo do Caneu fica no Estuário de Santos, outrora chamado de Enguaguassú, na entrada do canal de navegação da Siderúrgica Cosipa e da Ultrafértil.

    ResponderExcluir

[name=Letícia Loureiro] [img=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkEi3TE96NReHtJxOgotPhtveUm6s9i_ICmg_y3LAw4HRwXm4JfEq-tUNiPpaYMq1hiICbaGsi0j_4h5LhJp9MqbhIShQTde0JAYfqCaNwVt9oAl2QliA_ZAgvZm-v8zvQ78WybmU_MTDF/s200/IMG_3849.JPG] [description=Vespa Lover, se apaixonou pela scooter e pelo universo vintage no instante em que assistiu "Roman Holiday". Desde então, escreve sobre tudo que faz seus olhos brilharem. Desde 2012 convida a todos para uma viagem no tempo "Na Garupa da Vespa" :) ] (facebook=https://www.facebook.com/nagarupadavespa) (instagram=https://www.instagram.com/nagarupadavespa) (pinterest=https://www.pinterest.com/nagarupadavespa)